Como prevenir e tratar as queimaduras solares

queimaduras solares

Altas temperaturas típicas desta estação podem causar danos na pele, descubra o que deve e pode fazer para prevenir e tratar as queimaduras solares…

O verão é uma estação alegre associada a férias e que leva as pessoas a quererem sempre ficar bronzeadas e com aquela corzinha característica da época.

No entanto, a exposição ao sol deve ser feita com cuidado para evitar escaldões e, por isso, deve conhecer algumas medidas que deve tomar para prevenir uma queimadura neste verão.

Se por acaso já apanhou um escaldão e não sabe como remediar e tratar do problema, não desespere porque tudo tem solução. Confira o que deve fazer para prevenir e tratar as queimaduras solares:

Cuidado com sol: Tenha em atenção que sol pode ser um inimigo nesta estação. Por isso, mesmo antes de apanhar sol deve estar preparado e tomar cuidados redobrados.

Use sempre protetor: Os protetores solares são a melhor opção para proteger a sua pele. Deve escolher o mais indicado e sempre com FPS (Fator de Proteção Solar) 30 ou mais. Deve aplicar o creme 30 minutos antes de se expôr ao sol.

Reaplicar: É importante frisar que deve aplicar novamente o creme, no mínimo de duas em duas horas para evitar queimaduras solares.

Mantenha-se hidratado: Beber água é sempre uma boa opção nos dias de maior calor. O corpo fica mais protegido e preparado para receber os raios solares e também é uma forma de compensar as perdas de água e manter a temperatura do corpo baixa.

Chapéu de sol: Um item indispensável é o chapéu de sol, uma vez que serve de ‘escudo’ para os raios solares, protegendo assim a sua pele de um possível escaldão.

Óculos e chapéu: Também os óculos escuros e os chapéus são bons aliados nos dias de temperaturas mais elevadas, porque servem de reflectores do sol.

Evite a exposição contínua: Além disso, nunca esteja exposto ao sol por longos períodos de tempo, faça pausas para a pele descansar e assim prevenir um possível escaldão.

Exposição solar: Evite estar ao sol entre 11h e as 17h, uma vez que são as horas de maior calor. Ficar diretamente exposto ao sol neste período pode ser muito perigoso para a sua pele.

Use roupas claras: Uma coisa que deve evitar quando for a uma praia ou a uma piscina são roupas escuras, porque são aliadas do sol e absorvem o calor.

Cuidados: As pessoas com sinais, sardas ou outros tipos de marcas devem ter atenção redobrada na hora de apanhar sol. Claro que quem tem a pele mais branca também está mais propenso a apanhar um escaldão.

Crianças e idosos: Tanto as crianças como as pessoas mais velhas devem ter mais cuidado ainda com o sol. As crianças, por estarem com a pele em constante mudança, e os idosos, devido a perdas de pele ao longo da vida.

Escaldão: Se mesmo assim ficou com um escaldão depois de ter apanhado sol, saiba que há soluções e que o problema pode ser tratado e remediado.

Saia do sol: O primeiro que deve fazer quando sentir que apanhou um escaldão é sair rapidamente do sol, porque mesmo que o mal já esteja feito, ficar a apanhar mais raios ultravioleta pode causar cicatrizes e ainda piorar o problema.

Hidratação: Arrefeça as zonas afetadas com água fria ou morna, porque é uma forma de hidratar a pele que se encontra danificada pelo sol.

Nunca utilize gelo: Nunca ouviu a expressão: ‘o gelo queima?’ Pois é, aplicar gelo pode ter um efeito contrário ao desejado e ainda piorar a sua queimadura, desacelerando a renovação da pele.

Tratamento: Em vez de gelo pode aplicar toalhas húmidas com água fria porque é uma forma de estar a hidratar a sua pele e ao mesmo tempo a tratar o seu escaldão.

Evite roupas justas: Use roupas largas para que o seu corpo possa ‘respirar’ e não semtir ardor. As roupas mais justas podem piorar as queimaduras e causar-lhe mal-estar nesses dias.

After Sun: Aplicar um creme depois da exposição solar é sempre o mais aconselhado para hidratar a sua pele. Caso tenha apanhado um escaldão é aconselhado aplicar um creme específico para aliviar e tratar queimaduras.

Alimentos frescos: Faz muito bem comer frutas como morango ou ananás tanto antes da exposição solar como depois, porque têm muita água na sua composição e ajudam a manter o corpo hidratado.

Medicação: Tomar anti-inflamatórios vai diminuir o inchaço, a vermelhidão, o desconforto e a dor que o escaldão lhe causou. É também uma boa forma de tratar o problema.

Bolhas: Se aparecerem bolhas não as rebente porque apesar de ficarem ‘feias’ na sua pele, elas protegem-na contra infeções mais graves.

Não tire as peles: Depois das bolhas e do vermelhão e ardor, a sua pele vai começar a escamar, mas não é aconselhado que retire as peles soltas porque podem causar cicatrizes e atrasar a renovação natural.

Não coce: Outra coisa que deve evitar é coçar a pele depois de um escaldão, porque além de piorar a cicatrização, ainda causa um efeito viciante, porque quanto mais coçamos mais vontade nos dá de repetir.

Remédios Caseiros: Existem também remédios naturais que ajudam a combater as queimaduras. A aloe vera é uma planta que possui propriedades regeneradoras e cicatrizantes. Para a utilizar deve retirar um pouco da sua seiva e aplicar nas zonas afetadas.

Iogurte Natural: Para além de arrefecer a pele e de a acalmar, o iogurte ajuda a restabelecer o pH da epiderme. Por isso, deve ser colocado na zona da pele agredida até ficar seco. Depois deve retirar o iogurte com água morna.

Leite Gordo: O leite gordo também tem propriedades que acalmam a irritação e ajudam a tratar as queimaduras. Deve fazer o mesmo processo da água fria e aplicar pequenas quantidades de leite numa toalha e depois colocar a toalha sobre as queimaduras.

Chá de camomila: Devido ao seu efeito anti-inflamatório, o chá de camomila também pode ser um bom aliado para tratar os escaldões. Deve-se aplicar o chá depois de este arrefecer nas zonas afetadas durante 20 minutos.

Descansar: Se apanhou um escaldão deve também dar primazia ao descanso, uma vez que o corpo está mais fraco e precisa de repouso. Vista uma roupa confortável e tente colocar lençóis frescos para não impedir a circulação da pele nem aumentar o risco de infeção.

Trégua: Depois de apanhar um escaldão, não se exponha ao sol nos dois dias seguintes. Deve esperar que o problema se resolva e só depois voltar a apanhar sol com cuidados redobrados.

Consulte um dermatologista: Se as queimaduras não passaram e continua com marcas, bolhas ou até vermelhidão, é aconselhado que procure um dermatologista para que o possa orientar e ajudar a resolver o seu problema.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *