Este sábado, joga-se o clássico FC Porto-Benfica, em jogo relativo à 24.ª jornada do campeonato nacional, separados por um ponto os dois clubes discutem a liderança da competição…
Os azuis e brancos estão na liderança, há quase quatro meses (desde a 10.ª jornada), com 57 pontos e jogam com o fator casa. Após um período mais problemático da equipa de Sérgio Conceição, com dois empates e uma derrota (campeonato e Liga dos Campeões), os triunfos regressaram com o Vitória de Setúbal e seguiram-se com Tondela e Sp. Braga.
Já os encarnados só registaram uma derrota desde que Bruno Lage assumiu o comando técnico da equipa. No entanto, essa única derrota foi precisamente com o FC Porto, para a Taça da Liga. O clube da Luz chega ao Estádio do Dragão com menos um ponto e com quatro triunfos nos últimos cinco duelos.
Histórico de confrontos
O histórico de confrontos entre os clubes é centenário e favorece os campeões nacionais, que triunfaram em 93 ocasiões, havendo registo de 87 vitórias encarnadas e 60 empates. Em duelos da liga portuguesa, o FC Porto está também na frente, tendo ganho 66 das 169 partidas já realizadas, ao passo que o Benfica venceu 56 vezes e se verificaram 47 igualdades. Em casa dos Dragões, registaram-se 66 triunfos azuis e brancos e somente 16 das águias, sendo que 29 dos 111 encontros lá disputados redundaram em igualdades.
Jorge Sousa é o árbitro do classico
No Dragão, o Clássico começa logo às 15 horas
No Estádio do Dragão, o dia de Clássico arranca bem cedo, tem epicentro na Praça, mas dá também um salto ao Dragão Caixa. Afinal, também às 15 horas, há jogo da Taça EHF de Andebol, entre o FC Porto Sofarma e o TTH Holstebro e todo o apoio é importante para ajudar a conseguir mais um triunfo na prova. Mas há outros motivos de interesse, com um programa preparado para uma tarde onde o azul e branco sejam as cores dominantes.
O Street Food Market by Inbrand está de volta à Praça do Dragão com opções para todos os gostos, a já insubstituível presença do Draco, a música da SoundBox, bem como distribuição de pinturas faciais, molduras para fotografias que eternizem o dia de Clássico e mais surpresas em redor do estádio.