A Casa Tait, ou Quinta do Meio, foi a residência de várias famílias inglesas, ficando na posse de William Tait a partir de 22 de Abril de 1900…
A propriedade foi vendida ao município portuense condicionando-lhe a função futura a “espaço verde público”, constituído por jardins e uma pequena mata, a que o público tem acesso livre. Dentro de muros altos, a Casa Tait mantém ainda uma profunda marca caraterística das quintas pertencentes a ingleses, configurada no belo arranjo e intimidade dos espaços e nas espécies vegetais neles conservadas.
Nos Jardins desta casa pode-se admirar as coleções de rosas, camélias ou o majestoso “liriodendrum tulipifera”, bem como a vasta panorâmica no sentido da barra do rio Douro.
Na Casa Tait funciona a Divisão Municipal de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto. Para além de ter acolhido o Gabinete de Numismática até setembro de 2008, o edifício continua possuindo uma ampla sala, onde se realizam exposições temporárias, organizadas pelos serviços municipais ou propostas por entidades exteriores à Câmara Municipal.
Casa Tait
Endereço: Rua de Entre-Quintas, 219, 4050-240 Porto, Portugal
Latitude: 41.147958 | Longitude: -8.628005
Horário: 2.ª a 6.ª feira das 09:00 às 19:30. Encerra aos fins de semana e dias feriados