Casa São Roque é um espaço cultural da cidade do Porto marcado pela riqueza arquitetónica de Marques da Silva, uma casa que nos encanta com as suas cores, flores e sombras…
Casa São Roque é um espaço cultural da cidade do Porto marcado pela riqueza arquitetónica de Marques da Silva, pela diversidade de obras de arte de artistas mundiais, mas também se destaca pela perfeição natural e pela pureza e paz que oferece a quem a visita.
Casa São Roque – Porto
Assinalada junto à estrada de São Roque da Lameira, no lugar das Quintas de Campanhã, a Casa São Roque era uma construção simples de sobrado, de presença discreta, sólida e bem dimensionada, tomando vistas para sul.
Entre José Marques da Silva, o arquitecto, e António Ramos Pinto, o gestor, gerou-se a cumplicidade necessária para integrar as competências dos artífices na transformação da casa em palacete ecléctico. Seguiram a concepção burguesa da aparência exterior, sem desperdiçar o requinte interior ou o jardim das japoneiras, uma marca identitária portuense.
Entre 1900 e 1911, António Ramos Pinto encomendou ao arquiteto José Marques da Silva a remodelação e expansão da casa, ao mesmo tempo que Jacinto de Matos desenhou o jardim. O Jardim de Inverno é um dos espaços icónicos da Casa São Roque, considerado um dos espaços mais apaixonantes da Cidade do Porto.
Ainda hoje no Jardim de São Roque, se preservam camélias de significativo porte e considerável idade, destacando-se os cultivares de Camellia japonica.
Casa São Roque – Porto
Endereço: R. São Roque da Lameira 2092, 4350-307 Porto, Portugal
Email: info@casasaoroque.art
Web Site:: www.casasroque.art
Latitude: 41.1577018 | Longitude: -8.5869002
Horários: Aberto das 13:30 às 19:00 | Encerra à terça-feira
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!