A Casa do Cinema Manoel de Oliveira é um novo polo de referência no domínio do cinema e das imagens em movimento, integrado nos espaços da Fundação de Serralves…
Recentemente inaugurada a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, projetada pelo arquiteto Siza Vieira, faz justiça ao “maior e mais reconhecido cineasta” português, ao cinema nacional e à cidade do Porto. A casa foi edificada de raiz nos 18 hectares do parque de Serralves, ao lado do edifício das garagens do Conde de Vizela, antigo proprietário da quinta.
No interior da nova infraestrutura terá o guião da vida e obra de Manoel Oliveira, através de fotografias, textos, desenhos preparatórios, adereços, guiões de filmes e também prémios, cartazes, correspondência e toda a biblioteca do cineasta, num vasto núcleo documental que visa aprofundar o conhecimento da sua obra e da história do cinema, da arte e da cultura em Portugal nos séculos XX e XXI.
A Casa do Cinema dispõe de duas salas de exposições, livraria e espaços de trabalho situados nos dois pisos da construção existente, acolhendo o novo edifício um auditório de 59 lugares, o arquivo, espaço de investigação e salas do serviço educativo, às quais se acede através de uma longa galeria aberta com vista panorâmica sobre o jardim envolvente.
O realizador português Manoel de Oliveira morreu a 02 de abril de 2015 aos 106 anos. O último filme do cineasta foi a curta-metragem “O velho do Restelo”, “uma reflexão sobre a Humanidade”, estreada em dezembro de 2014, por ocasião do 106.º aniversário.
Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Porto
Endereço: Rua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto, Portugal
Website: www.serralves.pt
Tel: +351 226 156 500
Latitude: 41.159897 | Longitude: -8.659931
Horários: Consulte a pagina oficial da fundação.