Casa de Ramalde – Porto

Casa de Ramalde - Porto

A Casa de Ramalde foi solar da família Leite desde a primeira metade do século XVI. Nessa época, o edifício era bastante simples, tendo sido parcialmente integrado na nova construção projetada por Nasoni já no século XVIII, em data próxima daquela que se encontrou na capela anexa – 1746…

A Casa de Ramalde, classificada como monumento nacional, já foi cabeça de morgadio, no século XVI. Já recebeu uma intervenção de remodelação a cargo do arquitecto Nicolau Nasoni, no século XVIII. Já foi uma ampla quinta agrícola com horizontes a perder de vista. Já tentou resistir às invasões francesas, em 1809, acabando por ser consumida pelas chamas e por ganhar a triste alcunha de Quinta Queimada. Em pleno século XX, transformou-se em parque de camiões e acolhe actualmente a Direção de Serviços de Bens Culturais.

O edifício atual apresenta planta retangular de dois pisos e capela de uma só nave, que Nasoni terá ligado ao solar através de “uma passagem em forma de quadrante”. Todo o conjunto é delimitado por um amplo muro, que integra o solar, a capela, uma área de terrenos agrícolas e um jardim.

A Casa de Ramalde é também conhecida como Casa Queimada, devido ao grande incêndio sofrido aquando das invasões francesas.

Serviços disponibilizados ao público: Direção de Serviços de Bens Culturais da DRCN; Loja; Cedência de espaços.

Casa de Ramalde

Endereço: Rua da Igreja de Ramalde, 4100-247 Porto, Portugal
Email: geral@culturanorte.pt
Tel.: +351 226 197 080
Latitude: 41.1690011 | Longitude: -8.6467771


 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *