Capela de Santo António de Contumil fazia parte da quinta de Santo António de Contumil,tendo sido mandada construir em 1634 por António Carvalho, cidadão da cidade do Porto, para si e sua família…
A capela foi recentemente adquirida pela paróquia de Santo António das Antas. A sua aquisição fora desde sempre um desejo do “Senhor Abade”, Cónego Joaquim Carvalho de Sousa e acalentada pelo Padre José Lopes Baptista, sobretudo a partir da celebração centenária do seu nascimento.
A capela foi mandada construir em 1634 por António Carvalho, cidadão da cidade do Porto, para si e sua família, como se pode confirmar pela inscrição encima a entrada principal da capela:
“ESTA CAPELA DE S. ANTÓNIO FES ANTÓNIO DE CARVALHO CIDADAÕ DA CIDADE DO PORTO PARA SI E SEUS HERDEIROS ANO DO SENHOR DE 1634”
Ao longo de quase 400 anos, apesar de ser um templo de propriedade privada, foi sem dúvida o exclusivo espaço de culto para os habitantes daquele lugar, que ali alimentaram uma devoção especial a Santo António. Além de na capela se ter celebrado, provavelmente desde a sua edificação, a eucaristia de todos os domingos e diassantos, serviu de estrutura para várias actividades, nomeadamente para a catequese e aí nasceu o agrupamento dos Escuteiros de Santo António das Antas.
Parafraseando Helder Pacheco (senhor do Porto, homem de provas dadas na defesa dos valores da cidade, que fez estudos de Belas Artes, Ciências Pedagógicas e História, nas universidades de Porto e Coimbra), ‘é obrigatório ver esta pequena maravilha!’ de características e feição populares.
Capela de Santo António de Contumil – Porto
Endereço: Rua Santo António de Contumil, 4350 Porto, Portugal
Latitude: 41.173398 | Longitude: -8.580655
Horários: A capela encontra-se aberta ao culto todos os domingos de manhã.