Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX (vela) é disputado nas águas do Porto e Matosinhos


Depois de há dois anos ter recebido o Europeu, chega agora às águas do Porto e Matosinhos o Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, uma das mais importantes classes de vela olímpicas…

Uma década depois, o Mundial de 49er volta a Portugal, desta vez ao Norte do país. Entre 25 de agosto e 2 de setembro, os melhores velejadores do planeta invadem a costa das praias do Porto e de Matosinhos para um espetáculo único. Serão mais de 500 pessoas envolvidas, cerca de 130 embarcações e 350 atletas, oriundos de 60 países. A competição, organizada pelo Clube de Vela Atlântico, será transmitida para 170 países em todo o mundo.

Recorde-se que, em 2015, a Frente Atlântica do Porto tinha já acolhido o Europeu de 49er e 49er FX. Dois anos depois, a espetacularidade sobe de tom, com a realização do Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, uma das mais importantes classes olímpicas da modalidade.

Pelo Porto e Matosinhos vão passar grandes nomes da vela mundial, num verdadeiro desfile de estrelas, com a presença já confirmada de mais de duas dezenas de medalhados olímpicos, campeões mundiais, participantes na America’s Cup e na Volvo Ocean Race.

A organização estima que a estadia média dos participantes seja superior a 20 dias, tendo em consideração os treinos de adaptação e preparação. As equipas com melhores meios estarão em Portugal cerca de mês e meio. Deste modo, prevê-se que o impacto direto na economia da região seja superior a um milhão de euros, valor que não contempla o reflexo direto no público assistente, nem na exposição mediática local e internacional.

A competição é organizada pelo Clube de Vela Atlântico e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto e de Matosinhos, Turismo Porto e Norte de Portugal e Federação Portuguesa de Vela.