Camaronês Aboubakar na linha de Jackson


Durante o defeso, muito se falou se o camaronês Aboubakar estaria à altura da pesada herança deixada no Dragão por Jackson Martínez. A realidade é que o ponta-de-lança tem correspondido (e talvez até superado) todas as expectativas, contribuindo com golos e assistências para a liderança do FC Porto…

O camaronês teve pela frente uma das suas presas preferidas, a quem na época passada marcou nas duas partidas. Na partida Arouca-FC Porto, voltou a mostrar vontade de fazer estragos e foi dos jogadores mais ativos dos dragões, tentando o golo várias vezes. E tantas vezes tentou que o golo lá surgiu, aos 71 minutos. Delicioso o pormenor com que faz a assistência para o golo de Corona: arrasta a defensiva do Arouca e deixa de calcanhar para o mexicano encostar. É o primeiro jogador a defender, e é muito útil também nas bolas paradas defensivas.

Mas, reduzir a exibição do camaronês a assistência de calcanhar para o 0-1 e ao golo que assinou seria uma injustiça. Aboubakar está com a confiança em alta, quatro golos marcados em outras tantas partidas para a Liga NOS, que igualam dois dos três arranques de Jackson de azul e branco. O colombiano apenas na época passada fez melhor do que isso, ao marcar cinco golos nas primeiras quatro jornadas.

Além dos tentos que tem apontado, Aboubakar como já referido, também vai ajudando com assistências para os colegas e já leva dois passes para golo esta época. Na corrida à bota de ouro, o camaronês, por agora, está apenas atrás de Jonas, que já leva cinco golos.