Cafés da Baixa do Porto vão servir de palco a programa de residências artísticas


Entre os dias 12 e 18 de fevereiro, cinco cafés emblemáticos da Baixa do Porto vão servir de palco a um programa de residências artísticas, denominado Regime ½ Pensão…

O projeto da autoria de Marta Bernardes, desenvolvido em co-curadoria com Ana Rocha e produzido pela associação pela associação Mezanine, tem como objetivo estreitar a comunicação entre o público e o processo de criação, trazendo de volta os artistas e pensadores a um dos espaços de excelência de criação, discussão e trabalho.

O café, que desde a Belle Époque é o local de primazia para o encontro entre artistas e pensadores, seja em Portugal como noutros países da Europa, transforma-se aqui no lugar propício para um cruzamento entre o público e o privado do fazer artístico, que desde sempre é visto como um processo que necessita de uma clausura e uma recolha num espaço fechado, longe do olhar alheio.

O que aqui se propõe é uma situação única entre autor e audiência, com a abertura do processo criativo a um diálogo mais próximo, propondo à cidade e seus habitantes uma outra visão sobre os cafés e sua pertinência histórica.

Os cafés da Baixa do Porto, que sempre foram determinantes para a atividade cultural, serão o local de cruzamento entre as diferentes áreas, desde a criação, produção e apresentação.

Como é que estes profissionais das artes representam, transformam, retratam e traduzem a memória coletiva do local, da cidade e todo o tecido urbano à luz da contemporaneidade e do impacto que o quotidiano imprime no contexto cultural e histórico?

A proposta comporta um ato performativo, sem intenção de se cristalizar, desaproximar ou mistificar o trabalho do criador, mas antes torná-lo mais tangível e transparente. A semana irá terminar com um percursovisita aos diferentes cafés.

Conheça todos os detalhes do programa de residências artísticas “Regime ½ Pensão“…