Café Memória: Fazer do Alzheimer o centro de uma conversa de café


O Alzheimer afeta pelo menos 180 mil portugueses. Todos os meses, doentes e cuidadores têm encontro marcado no “Café Memória” para falar sobre a doença…

Uma vez por mês, em 12 espaços em todo o país, o Café Memória é um ponto de encontro para pessoas com Alzheimer ou demência, mas sobretudo para os seus cuidadores e familiares.

Mais do que uma conversa de café, é uma forma de apoio mútuo, através da partilha de experiências.

A iniciativa parte da Associação de Alzheimer de Portugal e da Sonae Sierra e foi criada em 2013, pode ler-se no site do Café Memória.

Desde aí já se realizaram cerca de 270 sessões, com mais de 4.500 participações, onde também se formaram cerca de 330 voluntários que já dedicaram perto de oito mil horas ao projeto.

Em cada sessão estão sempre presentes dois técnicos de saúde ou de ação social e entre seis a oito voluntários, alguns dos quais são ex-cuidadores de pessoas com demência, havendo sempre uma pausa durante a qual se serve café, além de diferentes atividades.

O ambiente promete ser informal, acolhedor, a participação é gratuita e sem marcação prévia.

Ponto de encontro na Invicta: Espaço Atmosfera M – Rua Júlio Dinis, nº158-160 – Das 10h00 – 12h00 – 2º sábado de cada mês