Borussia-FC Porto (2-1)


Borussia-FC Porto, ao terceiro jogo, os Dragões defrontam uma equipa da primeira divisão da Alemanha, e que aliás tem tido excelentes prestações nos últimos anos. Fundados em 1900, apareceram a jogar na primeira divisão em 65/66. Tiveram depois uma ascensão rápida, que lhes deu 5 títulos na década de 70, a idade de ouro do clube…

O FC Porto, a partir das 18 horas visita o Borussia Mönchengladbach. Após duas vitórias sobre equipas de escalões inferiores, a equipa de Julen Lopetegui defronta o terceiro classificado da Bundesliga na época passada, e que por isso vai estar também na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Trata-se, por isso, de uma excelente oportunidade para perceber em que estado está a preparação da nova época da equipa comandada por Julen Lopetegui, e o INVICTA DE AZUL E BRANCO conta-lhe tudo.

O FC Porto perde pela primeira vez na pré-temporada, com dois golos sofridos ainda nos primeiros 45 minutos. Dois erros (de José Ángel e Tello) acabaram por resultar nos golos marcados pelo Borussia Monchengladbach.

Os alemães, que pareceram estar mais rodados para esta fase da temporada, somam uma importante vitória para moralizar rumo aos primeiros jogos oficiais da época. A formação germânica adiantou-se no marcador por intermédio de Stindl 20m, na sequência de um erro de José Angel. Ainda antes do intervalo Traoré 39m fez o segundo golo do encontro.

A equipa de Julen Lopetegui ainda melhorou durante a segunda parte, período durante o qual reduziu a desvantagem por intermédio de Aboubakar aos 49m, após uma boa jogada de Silvestre Varela na direita.

O FC Porto surgiu bem melhor no segundo tempo: mais rápido na circulação de bola e com maior critério na variação do jogo, criando vários desequilíbrios com a largura e profundidade que Rúben Neves, Alex Sandro e Varela trouxeram ao jogo. Houve mais cruzamentos, mas sem grande critério, já que aparecia pouca gente no momento de finalização. O Borussia criou perigo apenas por uma vez, quando Herrmann apareceu isolado, mas não foi capaz de bater Casillas naquela que foi a mais vistosa defesa da tarde.

Ainda assim, apesar da considerável melhoria nos segundos 45 minutos, os Dragões não conseguiram chegar ao empate, que até seria mais justo. É verdade que ainda há muito trabalho pela frente, mas é para isso que serve uma pré-época. Na segunda-feira há novo teste, desta vez com o Schalke 04.

Borussia-FC Porto (2-1)

Data: Jogo particular de pré-época a realizar esta sexta-feira, dia 24 de julho.
Local: Stadion im Borussia-Park, capacidade para 55 mil espectadores, as 18h00, (GMT) com transmissão televisiva (TVE).

Resultado ao intervalo: 2-0

FC PORTO: Iker Casillas; Ricardo, Maicon, Marcano e José Ángel; Danilo Pereira, André André, Evandro e Sérgio Oliveira; Tello e Aboubakar.
SUPLENTES: Helton, Indi, Igor Lichnovsky (85′ Maicon), Alex Sandro (46′ José Ángel), Rúben Neves (46′ Danilo), Hernâni (85′ André André), Brahimi (46′ Tello), André Silva (66′ André Silva), Bueno, Imbula, Adriá, Varela (46′ Evandro), Raul Gudiño, Maxi Pereira (62′ Ricardo)
TREINADOR: Julen Lopetegui (Esp)

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH: Sommer; Jantschke, Schulz, Christensen e Wendt; Herrmann, Dahoud e Xhaka e Traoré; Stindl e Raffael.
SUPLENTES: Heimeroth, Brouwers, Nordtveit, Drmic (75′ Raffael), Sow (80′ Xhaka), Korb (77′ Wendt), Hrgota, Ritter (66′ Hermann), Ndenge.
TREINADOR: Lucien Favre (Swi)

Marcadores: L. Stindl 20m; I. Traoré 39m; Aboubakar 49m;

Lê também: Conhece o calendário da Pré-época 2015/16