Boavista-FC Porto (0-3), liderança recuperada na prova do xadrez


A equipa azul e branca deslocou-se até ao Estádio do Bessa, e não só venceu por 3-0, como recuperou a liderança do campeonato nacional…

No duelo da Invicta, um histórico da cidade portuense e um dos clássicos de futebol nacional com mais emoção e história. O FC Porto deslocou-se, ao terreno do Boavista, de onde saiu com uma vitória por 3-0, com golo de Aboubakar (51’), Marega (80’) e Brahimi (86’), em jogo referente à 10.ª jornada da I Liga.

Uma diferença exagerada no marcador e que penaliza a quebra acentuada do Boavista após as substituições feitas. O FC Porto cresceu, cresceu, cresceu, até acabar o dérbi mandão como nunca havia sido durante a primeira metade.

Sem alterações no onze, o FC Porto entrou melhor preparado na segunda metade do encontro, com algumas arestas limadas e com uma resposta à estratégia axadrezada. Resposta que não tardou em dar frutos. Aos 51 minutos, após um cruzamento de Corona para o desvio de Brahimi, Aboubakar aproveitou para atirar para o fundo da baliza da Vagner, já batido.

Conceição fez fechar as ‘trancas’ à porta com a entrada André André. Já Jorge Simão não soube mexer da melhor forma, deixando o quarteto defensivo muito exposto. Tão exposto que Marega, aos 80 minutos, recebeu um passe de Herrera e encostou para o 2-0. Mesmo a fechar, Brahimi selou o contador com um 3-0 (86’).

Um dérbi portuense que não foi pera doce, e esta noite o FC Porto, o novo FC Porto, provou que gosta de combate e de problemas e, mesmo presos numa grande teia, muito bem montada por Jorge Simão, conseguiram agarrar os três pontos.

Com esta vitória, o FC Porto recuperou a liderança do campeonato nacional, fixando-se no primeiro lugar da tabela classificativa com 28 pontos, mais dois pontos do que o Sporting, segundo classificado.

FC Porto: José Sá; Ricardo, Felipe, Marcano, Alex Telles; Danilo (90′ Reyes), Herrera, Brahimi, Corona (71′ André André); Marega, Aboubakar (85′ Maxi).
Suplentes: Casillas, Maxi Pereira, Óliver, André André, Diego Reyes, Otávio, Galeno.
Treinador: Sérgio Conceição

Boavista: Vagner; Carraça, Raphael Rossi, Sparagna (76′ Rochinha), Talocha; Idris, David Simão; Kuca (65′ Mateus), Fábio Espinho, Renato Santos; Yusupha (76′ Ruiz).
Suplentes: Assis, Mateus, Rochinha, Henrique, Leonardo Ruiz, Gilson, Vítor Bruno.
Treinador: Jorge Simão

Consulte todos os jogos e resultados do FC Porto na I Liga, na Taça da Liga, na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões.