Aves-FC Porto (1-1), dragão tropeça antes do clássico


O FC Porto deixou dois pontos na Vila das Aves, a uma semana do clássico contra o Benfica e a demonstrar uma das faces mais descoloridas da época…

O FC Porto tropeça nas Aves naquela que foi uma das piores exibições da época, a equipa avense aproveitou para arrancar um empate (1-1) saboroso, conseguindo o primeiro ponto da sua história diante dos portistas. Para além do demérito portista há também mérito para o Aves e para a estratégia de Lito Vidigal. Provou que está num bom momento, enfrentando o líder de frente.

Ricardo Pereira inaugurou o marcador logo aos 6 minutos e o jogo parecia controlado, mas a resposta do Desportivo das Aves foi fortíssima, enfrentando o líder de frente. O intervalo chegou em boa hora para os dragões.

Só que o Aves não se rendeu e ainda antes de jogados dez minutos Corona fez um disparate, viu o segundo amarelo e acabou expulso aos 52m. O Aves marcou pouco tempo depois por Vítor Gomes aos 62m. A melhor face do dragão surgiu na adversidade, sem a vantagem e em inferioridade, mas não deu para mais do que o empate.

O árbitro da partida é Rui Costa, auxiliado por Tiago Costa e João Bessa Silva, Rui Esteves foi o VAR, todos devem ter algo a dizer sobre:

75m – Marcano não toca no adversário, mas a queda de Amilton ilude o árbitro.
90m – Fica um penálti claro por assinalar sobre Danilo.

Depois não querem ser criticados, neste jogo questiona-se o papel do videoárbitro (VAR), Bruno Esteves.

O FC Porto soma agora 32 pontos na tabela classificativa, na jornada que antecede um clássico com o Benfica, que soma 26 pontos sem ainda ter disputado esta jornada.

FC Porto: José Sá; Ricardo, Felipe, Marcano e Alex Telles; Danilo; Corona, Herrera e Brahimi (André Pereira 87m); Aboubakar (Marega 68m) e Soares (Maxi 56m).
Suplentes: Casillas (GR), Maxi Pereira, Diogo Reyes, André André, Sérgio Oliveira, Marega e André Pereira.
Treinador: Sérgio Conceição

Desp. Aves: Quim; Rodrigo Soares, Defendi (R. Gauld 59m), Diego Galo e Nildo; Vítor Gomes (Braga 72m), Carlos Ponck e Paulo Machado (Falcão 86m); Salvador Agra, Arango e Amilton.
Suplentes: Adriano Fachini (GR), Braga, Nélson Lenho, Ryan Gauld, Falcão, Derley e Mama Baldé.
Treinador: Lito Vidigal