Os voos de longo curso podem ser uma verdadeira dor de cabeça para quem não gosta de andar de avião, mas existem formas bastantes eficazes de cair no sono e passar uma viagem tranquila…
A viagem de ida para um destino longínquo é sempre mais complicada para aquelas pessoas que têm algum tipo de receio em andar de avião. A ansiedade aliada ao nervosismo, à preocupação e ao medo forma um cocktail explosivo de stress que tira o sono a qualquer um.
Mas a viagem de regresso também não é um mar de rosas, seja pelo mesmo receio em passar horas a fio pendurado no ar ou simplesmente por estar a sofrer os efeitos do jetlag.
Dormir nas viagens de longo curso é sempre uma opção a ter em conta, especialmente para evitar a sensação de desorientação, a fadiga e os problemas digestivos causados pelas trocas de horários e pelo stress vivido.
De acordo com a “Travle + Leisure”, as pessoas devem começar por comprar um voo que assegure uma aterragem ao final do dia, pois, assim, assegura-se uma noite de sono descansada e com as horas suficientes para repor as energias.
Mas, e para dormir durante o voo? Primeiro, deve-se optar por fazer uma refeição reconfortável e que tenha como protagonistas alimentos que estimulem a produção de melatonina, como a banana, a aveia, o arroz, o tomate, a cevada e a laranja. Quando a alimentação não é suficiente, pode-se sempre optar por suplementos com esta hormona.
As máscaras de dormir são essenciais, assim como as almofadas que protegem o pescoço e que facilitam o sono. Se necessário, deve-se ainda usar tampões para evitar ruídos desnecessários.
Em voos com mais de três horas de duração, os viajantes que não levantarem ou não se movimentarem por muito tempo podem ficar inchados e sofrer uma série de desconfortos. Não deixe que isso aconteça com você. Mexa as pernas, alongue os braços e relaxe, para então conseguir dormir por mais alguns minutos ou horas, sem se preocupar com mais nada.