António Guterres é tema de emissão filatélica dos CTT


Os CTT – Correios de Portugal anunciaram a edição, na próxima quarta-feira, de uma emissão filatélica que assinala a eleição de António Guterres, de 67 anos, como secretário-geral das Nações Unidas…

A emissão filatélica é composta por um selo com a imagem do novo secretário-geral, eleito em outubro passado, e por um bloco também com uma imagem do ex-primeiro-ministro de Portugal.

“Com esta emissão, os CTT cumprem um dos objetivos das suas emissões de selos: a disseminação de temas e figuras relevantes para Portugal, gerando um objeto que permitirá registar o momento em que António Guterres inicia funções”, afirmam em comunicado os CTT.

A emissão do selo com o valor facial de 0.80 euros tem uma tiragem de 105.000 exemplares, enquanto o bloco filatélico, com o valor de dois euros, tem uma tiragem 40.000.

O selo tem um formato de 30,6 X 40 milímetros e o ‘design’ esteve a cargo de Vasco Martins, segundo a mesma fonte.

Para os colecionadores os CTT informam que as obliterações de primeiro dia serão feitas nas suas lojas nos Restauradores, em Lisboa, Município, no Porto, Zarco, no Funchal, e Antero de Quental, em Ponta Delgada.

António Guterres

Secretário-geral das Nações Unidas

No ano passado, Guterres anunciou a sua candidatura ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas e, a 13 de outubro, a Assembleia-Geral das Nações Unidas elegeu-o, por unanimidade e aclamação, 9.º secretário-geral das Nações Unidas.

António Guterres prestou juramento das funções que exercerá nos próximos cinco anos, a 12 de dezembro último, e tomou posse do cargo no domingo, 01 de janeiro de 2017.