Alfândega Nova do Porto

Alfândega Nova do Porto

Edifício da Alfândega Nova do Porto, um ex-líbris do Porto com mais de 150 anos de história. É enorme, imponente, granítico, estende-se por 36 mil metros quadrados às margens do Douro…

O edifício foi mandado edificar a 25 de Setembro de 1859, na praia de Miragaia, segundo projecto do arquiteto francês Jean F. G. Colson, tendo o seu primeiro núcleo sido inaugurado em 1869 e terminada a construção dez anos mais tarde.

Edifício de tipologia neoclássica, apresenta duas fachadas, uma virada para o Douro e outra para a cidade. De salientar as soluções estruturais que recorreram à utilização do ferro em conjugação com outros materiais – pedra, tijolo ou madeira – consoante a funcionalidade dos diferentes espaços.

A sua edificação implicou a construção da enorme plataforma do cais onde assenta a Alfândega e que substituiu a antiga praia de Miragaia. Complementarmente, de forma a facilitar o transporte de mercadorias, a Alfândega e a Estação de Campanhã foram ligadas por um ramal de caminho de ferro (Ramal da Alfândega) em 1888, tendo ainda sido aberta a rua Nova da Alfândega. Este conjunto de modificações é por muitos considerada como uma das mais profundas alterações urbanísticas e paisagísticas da cidade do Porto no século XIX. O conceito do edifício compreendia não apenas as infra-estruturas para a entrada e saída de mercadorias, mas também diversas estruturas de apoio tais como armazéns, vias-férreas, plataformas giratórias que facilitassem o movimento dos vagões e guindastes.

Em 1987 foi decidida a instalação no edifício do futuro Museu dos Transportes e Comunicações, pertencente à Associação com o mesmo nome. Como tal, foram desenvolvidas obras de restauro e adaptação, de acordo com o projecto do arquitecto Eduardo Souto Moura.

A partir da década de 1990, conheceu intervenção de restauro e requalificação com projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura, passando a abrigar um Centro de Congressos, o Museu de Transportes e Comunicações e a sede da Associação Museu de Transportes e Comunicações (AMTC), instituição privada sem fins lucrativos criada em Fevereiro de 1992, com a missão de preservar o edifício da antiga Alfândega do Porto, assim como todo o património na área dos transportes e comunicações.

Alfândega Nova do Porto

Endereço: Rau Nova da Alfândega, 4050-430 Porto, Portugal
Tel.: +351 223403000 | Fax: +351 223403098
E-mail: museu@amtc.pt
Latitude: 41.143039 | Longitude: -8.621709
Horários: De terça a sexta das 10:00 às 18:00 | Sabado, domindo e feriados das 15:00 às 19:00 | Encerrado segunda-feira.


 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *