A verdadeira história do Bacalhau à Zé do Pipo


Bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da gastronomia portuguesa e originário da cidade do Porto, fique a conhecer a história deste petisco que se tornou numa das iguarias mais apreciadas de entre os petiscos com bacalhau…

O Bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da gastronomia portuguesa, particularmente da do norte de Portugal. Receita de uma célebre casa de pasto que existiu no Porto a cujo proprietário davam o nome de Zé do Pipo. Embora levando a maionese, esta receita faz parte da culinária tradicional desta Cidade.

Se há 1001 maneiras de confecionar bacalhau, seguramente que esta não só é uma delas, como é uma das mais populares. O seu sabor único faz desta uma das iguarias mais apreciadas, de entre os petiscos com bacalhau, embora com origem no Porto, é replicado um pouco por todas as cidades de norte a sul de Portugal.

Fique a conhecer a verdadeira história deste petisco e a sua receita original, para também poder confecionar esta iguaria no conforto de sua casa.

Bacalhau à Zé do Pipo

O Bacalhau à Zé do Pipo foi criado na década de 1940 por José Valentim, dono de um restaurante tradicional situado na cidade do Porto. José Valentim, também conhecido por “Zé do Pipo”, foi considerado um criativo e visionário e, logo na altura da criação deste prato, a recetividade foi total, tendo alcançado o 1º prémio num concurso denominado “A melhor refeição ao melhor preço”.

Este petisco portuense é um prato consensual e agregador de elementos gustativos que resultam da junção de ingredientes fundamentais da cozinha tradicional portuguesa como sendo o próprio bacalhau, acompanhado pelo puré de batata, a cebola, o alho, o azeite e o pimento, entre outros. Sendo um dos pratos de bacalhau mais apreciados e populares no nosso país e que faz parte do “Receituário da Cozinha Tradicional Portuguesa”.

A receita original, uma delícia!

Para confecionar este prato são indispensáveis três ingredientes principais: lombo de bacalhau, maionese caseira e puré de batata. A estes podem somar-se outros ingredientes, tais como, cebola, leite, azeite, pimento vermelho, louro e azeitonas. Veja a receita para preparar este delicioso prato de Bacalhau.

+ info: Outro prato famoso do Porto são as Tripas à Moda do Porto. Diz a lenda que que por causa da generosidade para com o duque português Príncipe Henrique, o Navegador, em 1415, o povo da cidade recebeu o apelido de “tripeiros” e gerou a criação do prato mais famoso do Porto. Mas não deixe o nome o desencorajar, pois este é na verdade um delicioso e saciante guisado de miúdos, feijão, linguiça, legumes e ervas. Outro prato essencial do Porto é a Francesinha, um popular sanduíche aberto com camadas de linguiça, rosbife ou carne de porco, presunto, queijo derretido e um saboroso molho de tomate picante feito com cerveja.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!

Notícias Populares