A revista Evasões, dedicada a viagens, andou a passear pela Rua de Sá da Bandeira. E encontrou uma artéria “central e cheia de comércio”, afirmando que “é seguramente uma das mais importantes do Porto…
É também simbólica de um período de reconfiguração da cidade – muito ligada à vitória liberal -, tendo sido aberta para criar uma ligação mais direta entre a atual praça da Liberdade e a rua do Bonjardim”.
Segundo a publicação “nesta rua, encontram-se dois emblemas portuenses, como o Mercado do Bolhão e o Teatro Sá da Bandeira, e ainda um comércio diversificado, algum dele bem antigo”.
São ainda identificados seis lugares a não perder nesta rua, nomeadamente o Mercado do Bolhão, cujo processo de reabilitação já começou no exterior e que, ainda este ano, passará ao interior. Alguns desses locais são antigos, mas há também uma nova dinâmica apontada pela revista, como a loja da Leica, o Hotel Teatro, a loja da Komono ou a chocolataria Equador, que se juntam ao Teatro Sá da Bandeira, à Casa Hortícola entre outras.
A Rua de Sá da Bandeira tem actualmente a decorrer processos de reabilitação que a estão a renovar, como prédios de habitação, lojas e até quarteirões inteiros, como o da antiga Casa Forte e a Brasileira.