Vai ser apresentado o livro “Os Descobrimentos e as Origens da Convergência Global”, apresentação vai decorrer na Casa do Infante no próximo dia 16 de junho, às 18h00, e será acompanhada por uma intervenção de Joaquim Ferreira do Amaral sobre o Infante D. Henrique.
Infante D. Henrique em livro
A publicação, bilingue, pretende sistematizar e consolidar os principais contributos científicos em torno da reflexão sobre a importância do Príncipe Navegador e da cidade do Porto indissociavelmente ligados às viagens oceânicas iniciadas em Quatrocentos, no encontro de civilizações que marca a Idade Moderna.
Com a coordenação de Amândio Barros, a publicação conta com diversos artigos científicos de reputados investigadores entre os quais Luis Miguel Duarte, Joaquim Romero Magalhães, Francisco Contente Domingues, Amélia Polónia, Alexandre Monteiro, Filipe Castro, Hilario Casado Alonso, Mário Pastor, Manuel Luís Real, António Silva, Paulo Dordio Gomes e Ricardo Teixeira.
É apresentada também a interpretação contemporânea da figura do Infante concretizada com trabalhos de quatro artistas portugueses, Albuquerque Mendes, Pedro Tudela, João Onofre e Julião Sarmento, com textos de Fernando José Pereira, Francisco Milheiro, João Silvério e Maria de Fátima Lambert.
O Infante D. Henrique e os Novos Mundos
O livro inclui, ainda, o catálogo do novo centro interpretativo “O Infante D. Henrique e os Novos Mundos”, inaugurado a 31 de março de 2015, na Casa do Infante. A criação desse espaço representa a terceira fase de musealização da Casa Museu Infante D. Henrique. A exposição foi lá depositada foi pensada para melhor explicar ou fazer perceber os múltiplos papéis relevantes do Infante e da cidade do Porto nos Descobrimentos portugueses.
[video_embed video=”eqQLePpfMxo” parameters=”” mp4=”” ogv=”” placeholder=”” width=”700″ height=”400″]