A CAO no Porto tem novas instalações para jovens deficientes mentais


A Associação Somos Nós inaugurou na zona da Pasteleira, as novas instalações do Centro de Atividades Operacionais (CAO) para jovens deficientes mentais, agora com capacidade para 30 utentes…

Constituída em 2006 por pais, familiares e amigos de jovens deficientes mentais, a Somos Nós – Associação para a Integração e Autonomia de Jovens Deficientes, operava desde 2007 um Centro de Atividades Operacionais (CAO), em instalações provisórias cedidas pela Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, com capacidade limitada a 15 utentes.

O novo CAO, ontem inaugurado pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. António Augusto de Azevedo, oferece instalações mais amplas, dando resposta à crescente procura deste Centro por parte de familiares de jovens com deficiência, permitindo duplicar a sua capacidade para um total de 30 utentes, muito deles já em lista de espera.

Os utentes são maioritariamente jovens que frequentaram o ensino integrado com apoios especiais, mas que, chegados aos 18 anos, não têm condições de prosseguir outras formações, exercer atividade profissional ou ter uma vida autónoma.

O projeto para a construção do novo CAO foi aprovado em 2013 e a sua construção iniciada em 2014. A Câmara do Porto cedeu à IPSS o direito de superfície do terreno por um período de 30 anos.

Em 2015, a Associação já tinha sido apoiada pela autarquia do Porto no âmbito de uma candidatura submetida ao Programa Porto Solidário – Fundo de Emergência Social.